A Política Nacional de Educação Especial
na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) conceitua alunos com altas habilidades/superdotação como aqueles que demonstram potencial elevado em
qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes; também
apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem
e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
COMO RECONHECER UMA PESSOA COM ALTAS
HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO?
Apenas para fins didáticos,
classificamos em dois tipos as PAH/SD, de acordo com Renzulli (2004): ACADÊMICO
E CRIATIVO-PRODUTIVO.
O aluno
do tipo acadêmico
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Características
cognitivas
|
Características
afetivas
|
•
Apresenta grande
vocabulário;
•
Gosta de fazer
perguntas;
•
Necessita de pouca repetição do conteúdo
escolar;
•
Aprende com
rapidez;
•
Apresenta longos
períodos de concentração;
•
Tem boa memória;
•
É perseverante.
Apresenta excelente raciocínio verbal e/ou numérico;
•
É um consumidor de
conhecimento;
•
Lê por prazer;
•
Tende a agradar aos
professores;
•
Gosta de livros
técnico-profissionais;
•
Tendência a gostar
do ambiente escolar.
|
• Tem necessidade de saber sempre
mais e busca ativamente por novas aprendizagens.
• Grandes expectativas e cobranças
de si mesmo;
• Perseverança nas atividades
motivadoras;
• Grande necessidade de
estimulação mental;
• Intensidade emocional elevada;
• Paixão em aprender;
• Perfeccionismo.
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O aluno
do tipo criativo-produtivo
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Características
cognitivas
|
Características
afetivas
|
•
Não necessariamente
apresenta QI superior;
•
É sensível a
detalhes;
•
Pensa por
analogias;
•
É criativo e
original;
•
Usa o humor;
•
Demonstra
diversidade de interesses;
•
Gosta de fantasiar.
|
•
Gosta de brincar
com as ideias;
•
Não liga para as
convenções;
•
É inventivo,
constrói novas estruturas;
•
É sensível a
detalhes;
•
Procura novas
formas de fazer as coisas;
•
É produtor de
conhecimento;
•
Não gosta da rotina.
•
Encontra ordem no
caos.
|
DEVEMOS CONSIDERAR QUE...
Não
se pode considerar um perfil homogêneo de pessoas com altas
habilidades/superdotação, ou seja, mesmo entre as PAH/SD classificadas no mesmo
tipo.
Cada
indivíduo apresenta as suas características próprias construídas a partir das
informações genéticas e dos estímulos percebidos nas interações com o meio, que
variam de acordo com o contexto sócio-cultural.
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