segunda-feira, 13 de julho de 2015

A PARTICIPAÇÃO DO NAAH/S NA SELEÇÃO DO PROGRAMA TALENTO METRÓPOLE DO IMD/UFRN




            O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades do Rio Grande do Norte (NAAH/S-RN) encaminhou quinze alunos das escolas da rede estadual de ensino para participar de uma seleção para o Programa Talento Metrópole, voltado para alunos com altas habilidades/superdotação na área de Tecnologias de Informação, oferecido pelo Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN).  

            Os alunos encaminhados pelo NAAH/S apresentam indicativos de altas habilidades/superdotação comprovados através dos métodos de Observação Pedagógica dos Indicativos e/ou aplicação do instrumento: Lista de Verificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (LIVIAHSD), elaborado e validado pelas pesquisadoras Freitas e Pérez (2012).

            Esse processo de Triagem foi orientado pelas professoras especialistas em Atendimento Educacional Especializado e com estudos na área de Altas Habilidades/Superdotação, Ivana Maria de Lucena Silva e Adriana Márcia Aguiar Saraiva, que compõem a equipe do NAAH/S.

            Dentro deste grupo de alunos, três já vinham sendo acompanhados pela equipe do NAAH/S, junto às escolas w foram encaminhados por outros métodos avaliativos como indicação de professores a partir de observação dos seus talentos; análise de produção criativa e diagnóstico psicológico de altas habilidades/superdotação.

            A primeira fase da seleção para o Programa Talento Metrópole do IMD/UFRN ocorreu no dia 27 de junho de 2015, às nove horas da manhã. Quatorze alunos da listagem do NAAH/S compareceram e realizaram a prova elaborada pela equipe de psicologia.

            O resultado foi publicado no dia 30 de junho, infelizmente os alunos não foram aprovados. Todavia, o NAAH/S considera valiosa essa ação por alguns aspectos avaliados durante o processo:

1.    O envolvimento e compromisso dos profissionais que colaboraram para a realização do processo de avaliação dos alunos: professores de AEE, diretores, coordenadores, diretora e técnica da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura de Mossoró, parceiros da Subcoordendoria de Educação Especial (SUESP).

2.    A parceria construída com os pais dos alunos que atenderam à proposta de inscreverem os filhos, levá-los para realizarem as provas e participar de uma reunião com a equipe do NAAH/S para conversar sobre assuntos relacionados ao processo de identificação de ah/sd que os filhos foram submetidos e o processo de seleção e proposta do Programa Talento Metrópole, além de orientações pedagógicas pertinentes.

Este contato com as famílias e os anteriores, por telefone, fortaleceram o reconhecimento da importância de oportunizar mais encontros com pais e responsáveis para discutirmos sobre a educação dessas crianças e jovens.

3.    A oportunidade dos alunos, através desta ação, serem evidenciados por alguns professores no espaço escolar reconhecendo os seus potenciais, o que deu inicio ao caminho do processo de identificação e de atendimento dos mesmos.

            Apesar dos nossos alunos não terem sido aprovados nessa seleção, todo o processo percorrido por estes é considerado como experiências válidas para a sua aprendizagem. A oportunidade de conhecer o espaço e a proposta de trabalho do Instituto Metrópole Digital pode servir como norte para tentar outras seleções oferecidas pela instituição e almejar estudos, pesquisas e produções nessa área.  As provas realizadas permitiram testar os seus conhecimentos e habilidades em um modelo avaliativo de alto nível, o que pode invocar a conscientização da necessidade e do desejo de buscar mais conhecimentos.

            Considera-se, finalmente, que esta ação deu a oportunidade ao Núcleo de avaliar sobre as possibilidades de um trabalho em parceria com os professores de AEE, nas escolas, para identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação a partir da aplicação dos Instrumentos de Identificação adotados.  Pois, todo o processo foi avaliado com o grupo que se reuniu no início e no término da ação para planejar e apresentar as dificuldades e os pontos positivos do trabalho.

            Neste mês de julho o NAAH/S está empenhado na construção de uma proposta de atividade para ser realizada com esses alunos. Acredita-se que foi plantada uma semente e que todos os segmentos envolvidos aprenderam muita coisa juntos nessa experiência. O grupo decidiu manter-se em contato através da ferramenta do whatsapp, com a proposta de  dar continuidade no atendimento dos alunos com indicativos de ah/sd.
              

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