O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades do Rio Grande
do Norte (NAAH/S-RN) encaminhou quinze alunos das escolas da rede estadual de
ensino para participar de uma seleção para o Programa Talento Metrópole,
voltado para alunos com altas habilidades/superdotação na área de Tecnologias
de Informação, oferecido pelo Instituto Metrópole Digital, da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN).
Os alunos encaminhados pelo NAAH/S apresentam indicativos
de altas habilidades/superdotação comprovados através dos métodos de Observação
Pedagógica dos Indicativos e/ou aplicação do instrumento: Lista de Verificação
de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (LIVIAHSD), elaborado e validado
pelas pesquisadoras Freitas e Pérez (2012).
Esse processo de Triagem foi orientado pelas professoras
especialistas em Atendimento Educacional Especializado e com estudos na área de
Altas Habilidades/Superdotação, Ivana Maria de Lucena Silva e Adriana Márcia
Aguiar Saraiva, que compõem a equipe do NAAH/S.
Dentro deste grupo de alunos, três já vinham sendo
acompanhados pela equipe do NAAH/S, junto às escolas w foram encaminhados por
outros métodos avaliativos como indicação de professores a partir de observação
dos seus talentos; análise de produção criativa e diagnóstico psicológico de
altas habilidades/superdotação.
A primeira fase da seleção para o Programa Talento
Metrópole do IMD/UFRN ocorreu no dia 27 de junho de 2015, às nove horas da manhã.
Quatorze alunos da listagem do NAAH/S compareceram e realizaram a prova
elaborada pela equipe de psicologia.
O resultado foi publicado no dia 30 de junho,
infelizmente os alunos não foram aprovados. Todavia, o NAAH/S considera valiosa
essa ação por alguns aspectos avaliados durante o processo:
1. O
envolvimento e compromisso dos profissionais que colaboraram para a realização
do processo de avaliação dos alunos: professores de AEE, diretores,
coordenadores, diretora e técnica da 12ª Diretoria Regional de Educação e
Cultura de Mossoró, parceiros da Subcoordendoria de Educação Especial (SUESP).
2. A
parceria construída com os pais dos alunos que atenderam à proposta de
inscreverem os filhos, levá-los para realizarem as provas e participar de uma
reunião com a equipe do NAAH/S para conversar sobre assuntos relacionados ao
processo de identificação de ah/sd que os filhos foram submetidos e o processo
de seleção e proposta do Programa Talento Metrópole, além de orientações
pedagógicas pertinentes.
Este contato com as famílias e os anteriores,
por telefone, fortaleceram o reconhecimento da importância de oportunizar mais
encontros com pais e responsáveis para discutirmos sobre a educação dessas
crianças e jovens.
3. A
oportunidade dos alunos, através desta ação, serem evidenciados por alguns
professores no espaço escolar reconhecendo os seus potenciais, o que deu inicio
ao caminho do processo de identificação e de atendimento dos mesmos.
Apesar
dos nossos alunos não terem sido aprovados nessa seleção, todo o processo
percorrido por estes é considerado como experiências válidas para a sua
aprendizagem. A oportunidade de conhecer o espaço e a proposta de trabalho do
Instituto Metrópole Digital pode servir como norte para tentar outras seleções
oferecidas pela instituição e almejar estudos, pesquisas e produções nessa
área. As provas realizadas permitiram testar
os seus conhecimentos e habilidades em um modelo avaliativo de alto nível, o
que pode invocar a conscientização da necessidade e do desejo de buscar mais
conhecimentos.
Considera-se, finalmente, que esta ação deu a
oportunidade ao Núcleo de avaliar sobre as possibilidades de um trabalho em
parceria com os professores de AEE, nas escolas, para identificação dos alunos
com altas habilidades/superdotação a partir da aplicação dos Instrumentos de
Identificação adotados. Pois, todo o
processo foi avaliado com o grupo que se reuniu no início e no término da ação
para planejar e apresentar as dificuldades e os pontos positivos do trabalho.
Neste mês de julho o NAAH/S está empenhado na construção
de uma proposta de atividade para ser realizada com esses alunos. Acredita-se
que foi plantada uma semente e que todos os segmentos envolvidos aprenderam
muita coisa juntos nessa experiência. O grupo decidiu manter-se em contato
através da ferramenta do whatsapp, com a proposta de dar continuidade no atendimento dos alunos com
indicativos de ah/sd.
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