quinta-feira, 18 de junho de 2015

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RN (UFRN) ABRE UM PROGRAMA DIRECIONADO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO



Do que se trata?

No dia 02 de Junho de 2015 o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu uma chamada pública para selecionar candidatos para o seu novo programa: o Talento Metrópole. O objetivo desse programa, de acordo com a coordenação do mesmo, é  “de ofertar formação específica para jovens identificados com altas habilidades no domínio da Tecnologia da Informação.”
As inscrições são gratuitas e os critérios para os alunos se inscreverem no processo de seleção do programa são: estar cursando os dois últimos anos do Ensino Fundamental (8º ou 9º ano), o Ensino Médio ou os quatro primeiros períodos de cursos de graduação ofertados no Rio Grande do Norte.

 Para participar do processo de seleção o candidato deverá preencher a ficha de inscrição que se encontra disponível no endereço: https://goo.gl/uyUefs  e depois enviar a cópia digitalizada de um documento de identificação com foto, juntamente com o comprovante de matrícula para o e-mail talentometropole@imd.ufrn.br até o dia 20 de junho de 2015.

A seleção para o Programa Talento Metrópole será feita em duas etapas:

1ª Etapa: Seleção para o Curso de Inverno - no dia 27 de junho - constará da aplicação de um instrumento de prospecção que avalia habilidades e competências em TI.
2ª Etapa: O Curso de Inverno do IMD - no período de 06 a 10 de julho de 2015 – Serão formadas turmas para esse curso: uma com 30 vagas destinadas aos alunos de Ensino Fundamental e Médio e outra com 15 vagas para os alunos de Ensino Superior.

Os alunos aprovados nessas duas etapas integrarão o Programa Talento Metrópole.
O resultado final será divulgado no portal do IMD no dia 15 de julho de 2015. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3342-2216, Ramal 175 e/ou pelo e-mail talentometropole@imd.ufrn.br.


Como se constitui a parceria do NAAH/S com o programa?

Por tratar-se de um programa exclusivo para alunos com altas habilidades a equipe do NAAH/S foi convidada pela equipe organizadora do programa para colaborar com o encaminhamento dos alunos da rede estadual de ensino que apresentam esse perfil. 

Os alunos encaminhados pelo NAAH/S compõem dois grupos organizados por critérios de avaliação, em um processo de Triagem. O primeiro grupo é composto por alunos que já foram observados no espaço escolar com indicativos de ah/sd; o segundo grupo refere-se aos alunos que se destacam dentro de doze escolas da rede estadual de ensino em nossa capital a partir da aplicação dos Instrumentos de Triagem para identificação dos indicativos da ah/sd, oferecidos e orientados pelo NAAH/S.

Quais as expectativas do NAAH/S com essa parceria?

Esperamos contribuir para oportunizar os alunos com ah/sd que estudam nas escolas públicas estaduais do nosso estado a terem os seus talentos reconhecidos e valorizados, assim como, encontrarem apoio e financiamento para realizar os seus projetos, além do efetivo ganho educacional e de formação profissional que este programa poderá oferecer para eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário