segunda-feira, 2 de junho de 2014

REGISTRO DO 4º ENCONTRO DO CURSO DISSEMINANDO SABERES SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.

A temática desse encontro apresentada pela professora Especialista Ivana Lucena, integrante da equipe do NAAH/S-RN, foi: 

PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE ATENDIMENTO AO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: SALA COMUM E AEE.”

Estava prevista uma participação da Professora de Sala de Recursos Multifuncionais para compartilhar uma experiência de atendimento educacional especializado em altas habilidades/superdotação junto a um aluno. Um trabalho cooperativo que envolveu  a escola, a SRM, a professora Marlúcia Bezerra da Equipe de Itinerância da SUESP e o NAAH/S. Esta participação não foi possível por motivos de saúde da nossa colaboradora.

Esta temática veio atender a uma lacuna de material e de discussões a respeito da questão “O que fazer com o aluno depois de identificado os indícios de altas habilidades/superdotação?”. A maioria dos cursos e formações não se detêm a essa temática porque priorizam as informações sobre as características dos alunos com ah/sd para evitar que esses continuem desapercebidos nas escolas. O nosso esforço foi para que a prática pedagógica de atendimento aos alunos identificados fosse discutida e que os professores cursistas tivessem acesso às proposta elaboradas pelos pesquisadores da área.

Assim, discorremos sobre o MAEE (Modelo de Atendimento Educacional Especializado para os alunos com AH/SD); o Modelo da Tríade do Enriquecimento de Joseph Renzulli; Instrumentos de Identificação; Portifólio; Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa; Grupos de Enriquecimento e aceleração.

Acreditamos estar contribuindo evidentemente com a prática de identificação e de atendimento às necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação e o aproveitamento dos seus potenciais no espaço escolar. A participação dos professores cursistas foi bastante relevante para enriquecer as construções dos conhecimentos.

IMAGENS DO ENCONTRO:

Tema:PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE ATENDIMENTO AO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:
 SALA COMUM E AEE.”

Apresentação da profa. Esp. Ivana Lucena
Entrega do Certificado de Colaboradora á Profa. Esp. Ivana Lucena


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

¨  Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Altas Habilidades / Superdotação, Encorajando Potenciais,Angela M. R. Virgolim, Brasília, 2007.

¨  Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação, Volume 1: Orientação a Professores,Organização: Denise de Souza Fleith, Brasília, 2007.

¨  Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação, Volume 2: Atividades de Estimulação de Alunos, Organização: Denise de Souza Fleith, Brasília, 2007.

¨  Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, A Construção de Práticas Educacionais para , Alunos com Altas Habilidades / Superdotação, Volume 3: O Aluno e a Família,Organização: Denise de Souza Fleith, Brasília, 2007.

 FREITAS, Soraia Napoleão Práticas Educacionais para alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Universidade Federal de Uberlândia, 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário