A
temática desse encontro apresentada pela professora Especialista Ivana Lucena,
integrante da equipe do NAAH/S-RN, foi:
“PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE ATENDIMENTO AO ALUNO
COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: SALA COMUM E AEE.”
Estava prevista uma participação da Professora de Sala de
Recursos Multifuncionais para compartilhar uma experiência de atendimento
educacional especializado em altas habilidades/superdotação junto a um aluno.
Um trabalho cooperativo que envolveu a
escola, a SRM, a professora Marlúcia Bezerra da Equipe de Itinerância da SUESP
e o NAAH/S. Esta participação não foi possível por motivos de saúde da nossa
colaboradora.
Esta temática veio atender a uma lacuna de material e de
discussões a respeito da questão “O que fazer com o aluno depois de
identificado os indícios de altas habilidades/superdotação?”. A maioria dos
cursos e formações não se detêm a essa temática porque priorizam as informações
sobre as características dos alunos com ah/sd para evitar que esses continuem
desapercebidos nas escolas. O nosso esforço foi para que a prática pedagógica
de atendimento aos alunos identificados fosse discutida e que os professores
cursistas tivessem acesso às proposta elaboradas pelos pesquisadores da área.
Assim, discorremos sobre o MAEE (Modelo de Atendimento
Educacional Especializado para os alunos com AH/SD); o Modelo da Tríade do
Enriquecimento de Joseph Renzulli; Instrumentos de Identificação; Portifólio; Desenvolvimento
de Projeto de Pesquisa; Grupos de Enriquecimento e aceleração.
Acreditamos estar contribuindo evidentemente com a prática de
identificação e de atendimento às necessidades educacionais dos alunos com
altas habilidades/superdotação e o aproveitamento dos seus potenciais no espaço
escolar. A participação dos professores cursistas foi bastante relevante para
enriquecer as construções dos conhecimentos.
IMAGENS DO ENCONTRO:
Tema: “PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE ATENDIMENTO AO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: SALA COMUM E AEE.” |
Apresentação da profa. Esp. Ivana Lucena |
Nenhum comentário:
Postar um comentário