segunda-feira, 23 de junho de 2014

PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.



A avaliação de um aluno com altas habilidades/superdotação não se prende unicamente aos dados sobre o nível do coeficiente de inteligência medidas no sujeito. Ao contrário, os testes de QI, como são conhecidos, é somente um instrumento em meio a uma vasta de possibilidades de informações sobre a pessoa que deve ser coletada com a contribuição, principalmente, do professor e da família. Renzulli, Guenther e outros pesquisadores concordam que o processo de avaliação desse aluno deve recorrer a informações coletadas junto a esses espaços onde ele se desenvolve e onde pode ser observada características relevantes do seu desenvolvimento.

A consulta à família é uma estratégia que permite ao avaliador coletar dados sobre o desenvolvimento geral do aluno desde a tenra idade. Assim, pelas informações dos pais ou familiares é possível conhecer se a criança desenvolveu-se mais cedo do que o esperado para a sua idade nos aspectos motores, no aspecto cognitivo, na oralidade e outros. Também é relevante perceber as impressões dos familiares a respeito de manifestações da criança com relação à curiosidade, ao vocabulário elevado, ao sua capacidade de interação social, etc.

O papel do professor na avaliação do aluno com ah/sd é de extrema importância considerando que a escola é o espaço ideal para observação da característica “habilidade acima da média” pois nesse local o aluno pode ser comparado com os seus pares. Além disso, as atividades proporcionadas pelo professor é também relevante para detectar a “criatividade” do aluno e o “envolvimento com a tarefa” nas áreas de seu interesse.

" De acordo com Bronfenbrenner, 1999; Chagas, Aspesi & Fleith, 2005, o processo de identificação do aluno com altas habilidades/superdotação deve envolver uma avaliação abrangente e multidimensional, que englobe variados instrumentos e diversas fontes de informação". (ARAÚJO et al. 2014).

Considera-se, portanto, que a avaliação da pessoa com altas habilidades/superdotação é um processo que envolve todos os meios onde esta se relaciona e interage. Os dados oferecidos pela escola e pela família são imprescindíveis nesse processo.


Observação:
Texto apresentado como atividade no Curso: Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação; Instituição: Universidade Federal de Uberlândia; Módulo IV- Processo de Identificação e Diagnóstico Diferencial; Aluno: Ivana Maria de Lucena Siva ;Turma: I; Tutora: Joana Darc.

Referências:
ARAÚJO et al. 2014. Processo de Identificação do Aluno com Altas Habilidades /Superdotação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário