segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TRABALHO APRESENTADO NO VI Ciclo de estudos e debates sobre Educação Inclusiva - UFRN Em 29/10/2013.




O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
DÉBORA LIMA DE OLIVEIRA
Escola Estadual Ambulátório Padre João Maria - RN
IVANA MARIA DE LUCENA SILVA – NAAH/S – RN
MARLÚCIA FERNANDES BEZERRA – SUESP - RN

Nosso olhar está relacionado ao Atendimento Educacional Especializado junto ao aluno com altas habilidades/superdotação.   O caso trata de uma criança de seis anos de idade, aluno do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual de ensino. O mesmo foi encaminhado à Sala de Recursos Multifuncionais - SRM pela Professora regente da sala de aula comum. A justificativa para o encaminhamento ao AEE refere-se a problemas relacionados ao comportamento, descrito pela professora como “desperto e inquieto” o que, segundo ela acarretava prejuízos na execução das tarefas. Chegando à SRM a professora deu inicio a observação exploratória do aluno que corresponde à técnica de oferecer recursos diversos a fim de identificar interesses e as relações estabelecidas entre o aluno e os objetos. Durante esse processo de observação a professora identificou no aluno um interesse específico no campo lógico matemático. A criança sozinha selecionou números e sinais e organizou operações com parcelas simples de adição. Os indícios de altas habilidades/superdotação surgiram ao serem oferecidos alguns desafios matemáticos. Questionou-se sobre a mesma operação em ordem inversa, como resposta ela imediatamente alterou a posição dos números, comprovando pensamento de reversibilidade.  Outras operações mais complexas utilizando o material dourado também foram realizadas com desempenho superior a média das demais crianças de sua faixa etária que, além disso, demonstrou-se curiosa, questionadora e com grande facilidade de aprendizagem.  Na fase seguinte de avaliação realizou-se uma entrevista com o pai que revelou o desenvolvimento de aprendizagem precoce do filho observado em várias situações na família. Tal fato foi considerado um aspecto relevante para o nosso registro e o aluno passou a ser atendido nessa SRM, no contra turno, por dois dias na semana e acompanhado em outras situações dentro da escola, como processo do plano de AEE.  Para dar respaldo a esse atendimento do aluno considerando os indícios de altas habilidades/superdotação, respaldados nas orientações de documentos e diretrizes oficiais que definem como público alvo da educação especial os alunos com altas habilidades/superdotação, aqueles que “[...] demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.” (MEC, 2008), a professora da SRM solicitou a presença de uma técnica da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte, habilitada nessa área que, juntamente com uma representante do Núcleo de Professoras Itinerantes da Secretaria, firmaram uma parceria de colaboração para atuarem no Plano de Atendimento Educacional Especializado do aluno.  Este atendimento conta também com cooperadores na escola, com possíveis colaboradores externos, quando se fizerem necessários e com a família.
Palavras Chaves: Atendimento Educacional Especializado; Altas habilidades/superdotação; Colaboradores.

Eixo Temático: Atendimento Educacional Especializado

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