Joseph Renzulli, psicólogo americano (nascido em 07 de julho de 1936), desenvolveu
o modelo de três anéis da superdotação e "a Escola Modelo de
Enriquecimento" para o desenvolvimento de talentos das crianças nas
escolas. Renzulli é conhecido por suas
contribuições para a compreensão ampliada de superdotação.
A teoria dos três anéis, desenvolvida por Renzulli, indica que
para as pessoas serem consideradas com altas habilidades/superdotação faz-se
necessário observar nelas três propriedades: Habilidade acima da média,
compromisso ou envolvimento com a tarefa e criatividade.
Esta teoria, como o nome sugere, é representada por um gráfico
contendo três círculos (os anéis) que interagem entre si em forma de
interseção. O significado dessas interseções remete a ideia de que as três
características devem, de alguma forma estar presentes e juntas na pessoa com altas
habilidades/superdotação.
Todavia, o nível em que tais características se apresentam, não correspondem a uma exigência de um mesmo padrão
quantitativo. Isso quer dizer que o sujeito pode em determinada situação ou
período apresentar, por exemplo, extraordinária habilidade acima da média, alto
nível de criatividade e pouco compromisso com a tarefa.Ou seja, essas
características, embora devam estar presentes, são extremamente variáveis e
dependem de vários fatores de ordem interna e externa do sujeito
observado.
É relevante considerar que não haverá possibilidade real de
avaliação de uma característica, como por exemplo, a criatividade. Se não for
oferecido ao sujeito oportunidades de demonstrá-la e até de desenvolvê-la. À
exemplo disso, estão as metodologias baseadas na repetição e memorização que ainda
existem muito por aí. Nesses casos, o aluno dificilmente é levado a refletir, a
criar hipótese a sugerir transformações que possam servir de parâmetros para
avaliação do seu potencial criativo.
A escola deve oportunizar a todos os alunos, sem exceção, meios
para demonstrarem os seus talentos e desenvolverem os seus potenciais. Não é um
rótulo que se busca, mas o direito de cada aluno ser tratado de acordo com as
suas características e as suas necessidades próprias para aprender e evoluir de
maneira feliz e saudável.
Referência:
"A escolarização das
pessoas com Altas Habilidades/Superdotação PH/SD" (PEREZ,
Suzana Graciela Perez), p.27 a p.29.
http://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Renzulli (consultado em 14/04/2012. 10:20)
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