Nos
dias 27 e 28 de agosto o NAAH/S-RN foi até a comunidade de Apanha Peixes no
município de Caraúbas, RN, para conhecer e analisar o menino Nícolas, 03 anos
de idade, com indícios de altas habilidades/superdotação.
O
conhecimento a respeito de Nícolas, aluno da educação infantil, deu-se através
do seu pai que enviou para o E-mail do NAAH/S um pedido de ajuda para analisar
o seu filho. Segundo ele, a criança “já lê desde os dois anos de idade e agora já
sabe ler e escrever, conhece números, aprendeu palavras em inglês” e apresenta outras
habilidades demonstradas através dos vídeos enviados.
.
O Entre outras preocupações do pai, que é professor, sobre como
lidar com as habilidades do seu filho, consistia no receio de que ele “perdesse
as suas habilidades” por falta de uma condução correta construção dos seus
conhecimentos.
Aproveitando
a ida para esse atendimento, no dia 27, a tarde, realizou-se junto à 13º DIRED,
com apoio da Técnica em Educação Especial daquele Distrito, uma formação em
altas habilidades/superdotação para os coordenadores e professores de Salas de
Recursos Multifuncionais.
No dia
28, pela manhã a equipe do NAAH/S, representada pelas professoras Inês Albano e
Ivana Lucena, foi conhecer o aluno, a escola e a sua família. Constatou-se as
habilidades linguísticas na leitura, na escrita e também na aprendizagem de
palavras do idioma inglês. A criança torna-se o centro das atenções na escola e
já foi matéria de um programa de TV do nosso estado.
Nícolas é,
efetivamente, uma criança precoce. Todavia, nessa idade não se emite um parecer
finalizado, recomenda-se acompanha-lo, promovendo atividades para enriquecer as
suas habilidades. O NAAH/S conversou com todos os envolvidos na educação da
criança prestando as devidas orientações para garantir o seu bom desenvolvimento
emocional, social e cognitivo e seguirá acompanhando o caso.
Por
enquanto, Nícolas segue na turma de educação infantil onde a professora fez uma
parceria com a professora da turma mais avançada e o aluno frequenta as duas
salas em atividades variadas contemplando o seu avanço cognitivo e também a
socialização com os colegas da sua idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário